O que é bom para tosse seca?

Sumário

Nada mais incômodo do que começar a tossir e não parar, você não concorda? Afinal, você pode ter a sua rotina atrapalhada por causa dessa simples reação do corpo.

Você vai ver aqui:

  1. O que é a tosse?
  2. Tosse seca: Causas
  3. Sintomas: Tosse seca 2022
  4. Tosse seca: Melhores tratamentos
  5. Dicas para aliviar e parar a tosse noturna

Nesse sentido, hoje nós entenderemos as causas, sintomas e o tratamento para tosse persistente.

O que é a tosse?

Segundo médicos, a tosse nada mais é do que uma defesa do nosso organismo. É provável que quando nós respiramos puxamos invasores para o nosso organismo. Dessa forma, nós podemos adoecer ou apresentar mal-estar, dependendo do que aspiramos.

Assim, o nosso corpo reage tossindo para eliminar corpos estranhos das vias respiratórias. Além disso, a tosse também serve para expulsar a secreção ou muco do nosso corpo.

Entretanto, talvez você comece a tossir de forma descontrolada e persistente. Essa é uma tosse bastante incômoda, visto que você sempre fica cansado após tossir bastante. Porém, você consegue aliviá-la e tratá-la com medidas simples, mas eficazes.

Causas

Médicos afirmam que as causas para a tosse persistente são variadas. Você pode tossir por causa de gripe, infecções pulmonares e até alergias. E muitas pessoas sofrem bastante durante a noite porque a tosse persistente costuma piorar nesse período.

Caso seja alergia, o tratamento para tosse persistente será feito com o uso de anti-histamínicos. Você pode usar o Loratadina para conter os efeitos da alergia, além de evitar o agente causador. Ademais, é importante que você sempre consulte um médico para receber um diagnóstico completo das causas da tosse.

Sintomas

Assim como o nome sugere, o principal sintoma da tosse persistente é a tosse prolongada. Você tossirá com mais frequência e por mais tempo e, talvez, terá uma tosse seca. Além disso, você sentirá cansaço, pois fez muito esforço para tossir por tanto tempo.

Ademais, é provável que você sinta dores ou incômodos na região do peito e garganta. Caso você apresente febre, catarro espesso, problemas para respirar ou até sangue procure um médico pneumologista.

Tratamento e auto tratamento

Muitas pessoas conseguem tratamento para tosse persistente ingerindo líquidos, fazendo nebulização, duchas a vapor ou com pastilhas para tosse. Porém é necessário que você descubra as causa da tosse persistente a fim de tratá-la de forma adequada.

Portanto, você procurará ajuda nos seguintes casos:

  • Asfixia
  • Tosse que já dura mais de 3 semanas
  • Problemas para respirar
  • Chiado no peito
  • Problemas para engolir
  • Catarro com coloração verde ou amarela
  • Febre de 38 °C ou acima
  • Catarro com sangue

Você consegue lidar com a tosse noturna evitando ar seco, bebendo mais água e mantendo a casa limpa. Dessa forma, você manterá a sua garganta hidratada e evita agentes que influenciam na sua tosse.

Caso você não consiga dormir bem é importante se consultar com um médico. Afinal, o pneumologista avaliará as causas e o melhor tratamento para tosse persistente. Dessa forma, você dormirá melhor e evitará possíveis riscos à sua saúde.

Dicas para aliviar e parar a tosse noturna

Como nós dissemos antes, a tosse persistente talvez piore durante a noite. Dessa forma, você terá problemas para repousar e dormir como precisa. Entretanto, você consegue fazer o tratamento para tosse persistente na sua casa com atitudes simples:

1. Beber mais água

Quando você tossir durante a noite beba devagar um copo de água ou chá morno. Dessa forma, você manterá a sua garganta hidratada e aliviará a tosse persistente. Além disso, você pode acrescentar mel no seu chá, já que o mel tem propriedades curativas. O leite com mel te ajudará a dormir melhor, mas você deve lembrar que leite influencia na produção de muco.

2. Evite ar seco

Se possível, você deixará um balde de água próximo a um ventilador ou ar condicionado. Dessa forma, você diminuirá o ar seco em casa que prejudica os seus pulmões. Ademais, você também pode deixar uma toalha úmida e quente sobre uma cadeira ou mesa. Desse modo, você respirará um ar menos seco por causa do vapor de água.

Você também pode recorrer a um umidificador de ar para acalmar os seus pulmões. O umidificador não só melhora a qualidade do ar, mas também libera um aroma que acalmará você. Você consegue fazer um umidificador caseiro misturando 3 gotas de óleo essencial em uma bacia cheia de água quente. Para não haver acidentes, deixe essa bacia com água quente em um lugar com pouca circulação de pessoas.

3. Limpar as vias aéreas

Muitas pessoas não respiram como deveriam porque não limpam as vias aéreas com frequência. Logo, elas sofrem mais quando estão resfriadas ou tossindo bastante. Para retirar o acúmulo de secreção, você limpará o nariz usando um cotonete umedecido.

Além disso, é interessante que você faça nebulização ou respire o vapor da água quente do banho. Dessa forma, você limpará as vias respiratórias, diminuirá obstruções e respirará melhor.

4. Mantenha a casa limpa

Você sofrerá ainda mais com a tosse persistente caso esteja em um ambiente mais sujo. Já que os seus pulmões estão sensíveis, respirar poeira te deixará ainda pior. Logo, é importante que você sempre mantenha a sua casa e outros ambientes limpos para acalmar a sua tosse.

Assim sendo, você manterá a sua casa arejada, sempre abrindo as janelas para fazer o ar circular. Além disso, você guardará cortinas, tapetes, pelúcias e outros objetos que acumulem poeira. E limpe a sua casa com frequência, mas sem usar produtos com aromas fortes.

Outra dica é você cobrir travesseiros e colchões com capas antialérgicas, além de colocá-los no sol com frequência. A fim de evitar ácaros, você trocará suas almofadas com regularidade. Por fim, você deve retirar papéis ou objetos em excesso dos sofás, em cima dos armários ou sob as camas.

Você deve iniciar o quanto antes o seu tratamento para tosse persistente. Dessa forma, você evitará maiores complicações que agravarão o seu estado de saúde. Se necessário, você procurará ajuda e orientação profissional para tratar dessa tosse.

consulta medica
reprodução internet

Além disso, você manterá hábitos rotineiros de cuidado e limpeza da sua casa e local de trabalho. Assim, você garantirá uma proteção maior contra qualquer corpo estranho no seu organismo.

Logo, você aproveitará o seu dia sem se preocupar com a tosse persistente.