Quais os tipos de dor de cabeça?

Sumário

Basta que as dores de cabeça apareçam para nós ficarmos indispostos e incapacitados.

Você vai ver aqui:

  1. O que é cefaleia?
  2. Causas
  3. Sintomas
  4. Tipos de dores de cabeça
  5. Melhores tratamentos para dor de cabeça
  6. Cuidados
  7. Dicas

Logo, importante que nós saibamos as causas e como tratar esse problema o quanto antes.

Aqui você descobrirá as causas da cefaleia, os sintomas e o tratamento para dores de cabeça.

O que é Cefaleia: Dor de Cabeça 2022

A cefaleia é o termo oficial para nomear o que nós chamamos de dor cabeça.

É uma condição onde uma pessoa sente partes ou toda a região da cabeça acometida por dores.

Essa é uma condição comum, visto que pessoas de várias faixas de idade sofrem com o problema.

Talvez você sinta apenas uma dor de cabeça ou outros sintomas.

Por exemplo, sensibilidade aos cheiros e luzes, além de náuseas. Nesse caso, esses são sintomas da enxaqueca.

Quando você sente dores de cabeça é um sinal de que algo está errado em seu corpo.

Ou seja, talvez a dor seja um sintoma inicial de uma doença ou mal-estar não identificado.

Portanto, é importante que você procure auxílio e orientação de um médico capacitado.

Dor de Cabeça 2022: Causas

Como nós dissemos antes, a dor de cabeça pode ser um sintoma de outros problemas. Logo, é importante que você conheça as possíveis causas e fatores de risco do problema. As causas mais comuns são:

  • Consumo exagerado de chocolate e café
  • Estresse
  • Tabagismo
  • Uso excessivo de analgésicos
  • Períodos de jejum prolongados
  • Cheiros muito fortes, como os de produtos de limpeza
  • Sono irregular
  • Consumo excessivo de álcool
  • Problemas oftalmológicos

Sintomas: Dor de Cabeça 2022

As pessoas ficam tão concentradas na dor que talvez esqueçam dos outros sintomas que podem acompanhá-la. A dor de cabeça é o principal sintoma da cefaleia, mas você também pode sentir:

  • Dores intensas quando se movimenta
  • Sensibilidade à luz, aos sons e aos cheiros
  • Pálpebras caídas
  • Irritabilidade por causa da dor constante
  • Náuseas e vômitos
  • Sensação de pulsar ou latejar ao redor da cabeça

Dor de Cabeça 2022: Tipos

Segundo especialistas, existem cerca de 150 tipos de dor de cabeça e talvez mais. Os médicos classificam a dor de acordo com a sua origem. Os tipos de dores de cabeça mais comuns são:

– Dor de cabeça em salvas

Conhecida como cefaleia em salvas, acontece quando a dor vem em ondas apenas de um lado da cabeça. Ela não é constante, pois uma pessoa tem a dor e pode senti-la desaparecer de súbito. Talvez você apresente queda de pálpebra ou até mesmo lacrimeje um pouco.

– Dor de cabeça cervicogênica

Na cefaleia cervicogênica você sentirá dores no pescoço também. Médicos afirmam que essa dor está relacionada à coluna vertebral do paciente. A pessoa sente como se a dor viesse da nuca em direção aos olhos ou frente da cabeça. Se você forçar o pescoço ou mantê-lo em posturas inadequadas a dor aumentará.

– Dor de cabeça tensional

É a dor de cabeça que nós sentimos após passarmos por estresse ou tensão e é bastante comum no fim do dia. Mesmo que nós não percebamos, tensionamos os músculos da nuca, pescoço, testa e crânio quando ficamos nervosos. Dessa forma, nós sentimos uma dor de cabeça que pode ser leve ou moderada. Ainda que toda a sua cabeça doa, você consegue fazer suas atividade cotidianas.

Tratamento: Dor de Cabeça 2022

O tratamento para dores de cabeça dependerá do tipo de dor que você possui. A princípio, você deve remediar o que está influenciando na sua dor de cabeça, como o estresse, por exemplo. Dessa forma, você evitará que a dor seja iniciada ou mesmo se prolongue.

Você pode recorrer a medicamentos farmacêuticos, como ibuprofeno, para diminuir a dor. Porém, você deve saber qual o tipo de dor está sentindo para usar remédios. Além disso, os médicos utilizam tratamentos específicos que diminuem algumas dores por bastante tempo.

Por exemplo, você pode usar Botox para bloquear alguns nervos em sua cabeça. Dessa forma, o seu cérebro não receberá o sinal de que você está sentindo dores de cabeça. Assim, você pode continuar as suas atividades sem maiores complicações.

Acima de tudo, você sempre deve consultar um médico para fazer o tratamento para dores de cabeça mais adequado.

Cuidados

Pessoas que sofrem com dor de cabeça tensional não sofrem muito com o problema. É provável que uma atividade relaxante, como massagens na região, ou analgésico resolva o problema. Muitas pessoas percebem que remédios com cafeína melhoram a dor com rapidez.

Entretanto, você nunca deve usar remédios em excesso para não piorar a condição. Afinal, pessoas que abusam de remédios desenvolvem o efeito rebote e dores ainda piores. Por isso que nós sempre devemos procurar orientação de especialistas.

Além disso, muitas pessoas podem sofrer com dores crônicas, como enxaqueca. Se for o seu caso, é possível diminuir a intensidade das dores sentidas durante as enxaquecas. Ademais, mudar hábitos cotidianos ajuda a diminuir a ocorrência das dores. Dessa forma, você deve dormir mais, evitar cigarros e bebidas alcoólicas e alguns alimentos com cafeína.

Dor de Cabeça 2022: Dicas

Caso você sinta cefaleia, use aspirina, ibuprofeno ou paracetamol como tratamento para dores de cabeça. Em seguida, tente descansar em uma sala escura por algum tempo.

Você sempre buscará ajuda médica quando a dor aparecer de súbito, for intensa ou pior que de costume. Além disso, você deve ir ao hospital quando estiver com febre acima de 39 °C, tiver náuseas e vômitos. Marque a consulta também quando sentir paralisia, dormência, dificuldades para falar ou andar, problemas para enxergar e confusão mental.

Você, com certeza, já sentiu dores de cabeça em momentos de tensão muito grande. A dor é um aviso para você descobrir o que está fazendo o seu corpo funcionar mal. Talvez você consiga lidar com ela usando as dicas que nós demos acima. Assim, sempre mantenha medicamentos que auxiliem na dor, mas sem abusar do uso constante deles.

consulta médica
reprodução internet

Do contrário, o tratamento para dores de cabeça deve ser feito com orientação médica. O profissional avaliará as causas e os tratamentos mais indicados para você.

Portanto, você procurará ajuda sempre que a dor dificultar atividades cotidianas, interferir na sua qualidade de vida o piorar com o tempo.

Referências

  • PROBYN, Katrin; et al. Non-pharmacological self-management for people living with migraine or tension-type headache: a systematic review including analysis of intervention components . BMJ Open. 7. 8; e016670, 2017
  • RIZZOLI, P.; MULALLY, W. J. Headache. Am J Med. 131. 1; 17-24, 2018
  • SAYLOR, D.; STEINER, T. J. The Global Burden of Headache. Semin Neurol. 38. 2; 182-190, 2018
  • PROBYN, Katrin; et al. Non-pharmacological self-management for people living with migraine or tension-type headache: a systematic review including analysis of intervention components . BMJ Open. 7. 8; e016670, 2017
  • BURCH, R. Migraine and Tension-Type Headache: Diagnosis and Treatment. Med Clin North Am. 103. 2; 215-233, 2019