consulta médica

Perda de Olfato e Paladar 2022

Sumário

Você, sem dúvida, já teve dificuldades para identificar cheiros ou sentir o sabor dos alimentos.

Assim que você perceber essas mudanças é necessário buscar ajuda profissional para descobrir o que motivou essa perda desses sentidos.

Hoje você entenderá as causas e tratamento para perda de olfato e paladar.

O que é anosmia?

Segundo médicos, anosmia é o termo científico para a perda parcial ou total do olfato. É possível que seja uma condição temporária, dependendo das causas do problema.

Por exemplo, pessoas resfriadas ou gripadas não sentem cheiros por causa da congestão nasal. Além disso, pessoas expostas à radiação ou com tumores próximos a essa região podem perder o olfato.

Já que olfato e paladar estão relacionados, pessoas com anosmia têm dificuldades para diferenciar sabores também. Porém, elas ainda conseguem perceber se uma comida é azeda, amarga, salgada ou doce.

Médicos classificam a anosmia em:

– Parcial

Perda de olfato comum relacionada à alergia, gripe e resfriado.

– Permanente

Perda de olfato relacionada à acidentes que lesionam os nervos olfativos. Além disso, a perda pode acontecer por causa de infecções nasais que não têm cura.

O que é disgeusia?

Médicos usam o termo disgeusia para designar a diminuição ou perda do paladar. Segundo médicos, a perda pode acontecer por causa de infecções, uso de remédios específicos ou tratamentos como quimioterapia.

As pessoas que desenvolveram a perda de paladar ao longo da vida se sentem desconfortáveis.

Afinal, nós usamos o paladar para obter experiências prazerosas relacionadas à comida.

Porém, muitas pessoas com perda de paladar encontram a cura com o tratamento adequado.

Se a cura não for possível, o paciente pode usar mais temperos e misturar texturas para melhorar a refeição. Logo, é importante ter a ajuda de um nutricionista para criar um cardápio nutritivo e variado.

Causas da perda de olfato

Pessoas com perda de olfato, em geral, estão com a mucosa nasal bastante irritada.

Dessa forma, elas não conseguem captar cheiros com a mesma facilidade de antes. As causas mais comuns para a perda olfativa são:

  1. – Exposição a produtos químicos ou medicamentos
  2. – Gripe ou resfriado
  3. – Inalação ou exposição à fumaça
  4. – Rinite tanto alérgica quanto não-alérgica
  5. – Sinusites
  6. – Trauma no crânio

Ademais, pessoas com pólipos nasais, tumores ou deformidades no nariz podem não conseguir captar cheiros.

Outras doenças que perturbam o cérebro ou nervos também comprometem o olfato, como esclerose múltipla, epilepsia, Alzheimer ou tumores no cérebro.

Sempre que você sentir perda de olfato sem motivo claro, procure ajuda médica. Um otorrinolaringologista te ajudará a entender melhor as causas e o melhor tratamento para perda de olfato.

Perda de olfato causada por Covid-19

Muitas pessoas infectadas com Covid-19 afirmam que perderam o olfato. Médicos indicam que a perda de olfato e paladar são alguns dos primeiros sintomas da infecção por Covid.

Mesmo que outros sintomas já tenham desaparecido, pessoas que tiveram Covid continuaram sem olfato por semanas.

Causas da perda do paladar

Médicos afirmam que vários fatores contribuem para a perda de paladar nas pessoas. Por exemplo:

– Remédios

Segundo especialistas, mais de 200 medicamentos são capazes de mudar o paladar das pessoas. Por exemplo, antibióticos classificados como fluoroquinolonas, antifúngicos e até anti-hipertensivos “IECA”.

– Cigarro

Muitas pessoas ignoram o fato de que a nicotina altera o paladar, já que muda a densidade das papilas gustativas. Ou seja, fumantes não sentem o sabor da comida como deveriam.

– Procedimentos cirúrgicos na garganta, boca e/ou ouvido

Cirurgias nesses locais podem ferir os nervos relacionados ao paladar. O paciente pode ter perda de paladar temporária ou permanente, dependendo do trauma.

– Quimioterapias e radioterapia

Pessoas que fazem esses tratamentos contra o câncer podem ter o paladar afetado. Os pacientes que mais sentem a perda de paladar são aqueles com câncer no pescoço ou cabeça.

– Diabetes sem controle

Pessoas com acúmulo de açúcar no sangue talvez sintam alterações no paladar por causa dos nervos afetados. Segundo médicos, a “língua diabética” é um indício de que pessoas estão com diabetes sem saberem disso.

Tratamento para perda de olfato

O tratamento para perda de olfato e paladar varia conforme as causas desses problemas.

Se a pessoa perdeu olfato por causa de alergias, gripes e resfriados, ela deve repousar, usar anti-histamínicos, se hidratar e usar corticoides para aliviar os sintomas.

Caso a pessoa sofra com infecções nasais, é necessário usar antibióticos receitados por um médico para combater bactérias no local.

Se a pessoa tem obstruções nasais ou alterações nos nervos ou cérebro é necessário procurar a ajuda de um neurologista. Dessa forma, o paciente receberá o tratamento para perda de olfato mais adequado.

Tratamento para perda de paladar

Assim como a perda de olfato, o médico responsável determinará as causas da perda de paladar para definir o tratamento.

Por exemplo, se o paciente usa um remédio que altera seu paladar. O profissional que receitou a medicação deve considerar trocar desse medicamento por outro.

Se não for possível tratar as causas da perda de paladar, como tratamento químicos, a pessoa consegue aliviar o seu desconforto.

Com a ajuda de um nutricionista o paciente receberá indicações de como preparar o seu cardápio. Dessa forma, a pessoa tornará a sua alimentação mais saborosa e com texturas variadas.

Ademais, é necessário que todos nós tenhamos uma higiene bucal bem feita. Para tanto, nós devemos escovar os dentes, pelo menos, 3 vezes ao dia e limpar a língua.

Assim, nós evitaremos bactérias que podem se acumular no músculo e impedir que sintamos o sabor dos alimentos.

O tratamento para perda de olfato e paladar dependerá do que causou a perda desses sentidos. É provável que uma pessoa consiga recuperar a capacidade de sentir cheiros e sabores.

Para tanto, ela deve ir ao médico assim que sentir as mudanças nesses órgãos e dificuldades para realizar atividades cotidianas.

consulta médica
reprodução internet

Em caso de Covid-19 talvez o paciente perca o olfato e paladar assim que a infecção começar. Logo, é importante que ele busque orientação médica e acompanhe o progresso ou diminuição desses sintomas. Porém, pessoas diagnosticadas com Covid-19 recuperam esses sentidos em poucos dias ou semanas.