Como se inscrever no Encceja 2022?

Sumário

Guia passo a passo do Encceja. No site oficial você tem a opção de consultar resultados; cursos; pagina do participante; local da prova; inscrições e INEP.

Você deseja ter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, e assim conseguir ter a oportunidade de cursar o ensino superior ou uma colocação melhor no mercado de trabalho?

Então a prova do Encceja é a sua oportunidade, neste artigo vamos te ensinar como você se inscrever e conferir os resultados desse exame.

1. O que é prova do Encceja?

Os alunos do programa de educação de jovens e adultos que desejam obter o certificado de conclusão de ensino médio não precisam mais de fazer a prova do Enem para conseguir o certificado. Já que para esses candidatos foi criado a prova específica para esse objetivo, conhecida como Encceja, ou Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos.

E o objetivo da prova do Encceja é incentivar que os alunos tenham o certificado de qualificação e assim possam concorrer a uma vaga no ensino superior e também possam concorrer a melhores vagas de trabalho, se for o caso.

2. Inscrições

As inscrições do Encceja são feitas diretamente no site oficial do programa e o candidato precisa de informar os seguintes dados para efetuar o processo passo a passo:

Depois de realizar o cadastro confirme seus dados, marque qual a opção de prova você deseja fazer, seja para conclusão de ensino fundamental ou de ensino médio.

Após a finalização é preciso que você confirme o email que receberá. Sua inscrição no Encceja somente será confirmada após a resposta desse email.

3. Resultado

Os resultados do Encceja são divulgados sempre 10 dias após a realização da prova. Assim o candidato tem um acesso rápido a sua nota e sabe se teve a média mínima para poder obter o seu certificado do Ensino Fundamental e Ensino Superior.

Para consultar a sua nota você irá precisar do seu CPF e do email cadastrado. Acesse o site do Encceja pelo http://enccejanacional.inep.gov.br/ e clique em área do inscrito. Coloque os seus dados pessoais e clique em consultar inscrição.

Caso você tenha obtido a nota mínima para passar na prova você pode imprimir o seu certificado no próprio portal.

4. Posso usar o Encceja para entrar na faculdade?

Os candidatos que fizerem a prova do Encceja para obter a certificação do ensino médio podem também participar de vestibulares e então ingressar no curso superior, desde que sejam aprovados no vestibular. Eles podem ainda concorrer a bolsas de estudo para pagar as mensalidades dos cursos pretendidos.

5. Encceja substitui o Enem?

O Encceja não substitui a prova do Enem tradicional, por isso, se você quer entrar em uma universidade pública ou participar do Prouni ou FIES, precisa fazer a prova do Enem normalmente. Como os resultados do Encceja divulgados você já sabe sua nota e assim pode fazer o Enem para poder concorrer a uma das vagas disponibilizadas pelo Sisu.

Mesmo se você não obtiver a média para a certificação do Encceja é possível fazer o Enem, porém a nota não é válida para entrar no ensino superior, uma vez que na matrícula é preciso apresentar o certificado de conclusão do ensino médio.

6. Data das provas

As provas do Encceja acontecem sempre no segundo semestre do ano, assim os alunos que ainda não terminaram os estudos têm o período do primeiro semestre. A data no segundo trimestre do ano e os alunos podem ter essa informação no site do MEC. Elas são sempre aplicadas sempre antes do Enem, para que não coincidem as provas no mesmo dia.

6.1 Pontuação mínima da Prova

Assim como qualquer outra prova é necessário alcançar uma pontuação mínima para ser aprovado e obter o certificado do Encceja. Assim, os alunos precisam de ficar atentos a isso e estudar para realizar a prova.

A pontuação vai de 60 a 180 pontos, e para que seja aprovado é preciso ter pelo menos 100 pontos. Caso o candidato não tenha essa pontuação não poderá ter o certificado. Já a redação é pontuada de 0 a 10 e o mínimo é para passar é de 5.

6.2 Reprovação

Caso o estudante não seja aprovado nas matérias do Encceja ele pode se inscrever nas edições do ano seguinte apenas na matéria em que foi reprovado, assim pode reaproveitar a nota das matérias que já teve mais de 100 pontos.

7. Informações

Para mais informações sobre o Encceja você pode acessar ao site oficial http://enccejanacional.inep.gov.br/ ou pelo telefone 0800 616161.

jovem estudante feliz por ter passado no vestibular
reprodução internet

Referências